terça-feira, 20 de novembro de 2007

Projeto de Reciclagem do Grupo 4

APRESENTAÇÃO



Nosso Projeto traz maneiras diversificadas para trabalharmos com nossos alunos sobre o tema “RECICLAGEM”. Começamos com a apresentação do tema aos alunos, o que é, para que serve, qual sua importância, como se faz, com o que se faz e principalmente qual o objetivo.
Este Projeto será flexível, portanto sempre que for necessário uma mudança, esta será feita para melhor ser aplicado o projeto.
Para que os alunos possam ter uma boa absorção desse aprendizado, continuamos nosso Projeto com as atividades teóricas e práticas.
O Projeto segue com pequenas avaliações. Estas serão feitas para que possamos estar sempre alertas às mudanças necessárias no Projeto e nas abordagens dos professores.
Por fim, buscaremos resultados de nossos alunos. Independente dos resultados serem negativos ou positivos, continuaremos com o objetivo de nosso Projeto pra frente, pois nossa maior conscientização com nossos alunos será de que cada um faz sua parte, mas não devemos parar pelo meio do caminho. O foco desse trabalho é o futuro de nosso meio ambiente.

JUSTIFICATIVA

A escolha do tema foi baseada na imensa necessidade que a humanidade tem de educação ambiental. Precisamos conscientizar nossos alunos a cuidar do ambiente onde eles vivem. Devemos mostrar que cada um tem a sua parte a ser feita, e cada um pode e deve cumpri-la, para podermos ter uma vida melhor em um habitat bem cuidado e preservado.

OBJETIVOS

Conscientizar as turmas, e, também, a sociedade, sobre a importância da reciclagem em nossos tempos atuais e principalmente para o futuro. Mostrar que podemos mudar nossa vida, nossa saúde e de nossos próximos com o ato da reciclagem.

SÉRIE QUE SE DESTINA (FAIXA ETÁRIA)

O Projeto será destinado às turmas de 4º e 5º ano (antigas 3ª e 4ª série), com crianças entre 9 e 11 anos.

DURAÇÃO
O Projeto tem a duração de 1 mês.


CONTEÚDOS

· Geografia/ História
O meio onde os alunos moram, o perfil da sociedade, como é em relação à coleta de lixo. Pesquisas sobre para onde vão os lixos, o que é feito com os lixos e se já existe alguma organização de reciclagem na sociedade.

· Ciências
Os materiais que são usados para a reciclagem, quais são e quais não são utilizados. Tempo de decomposição dos materiais mais utilizados e mais importantes. A importância da reciclagem para a saúde. Suas vantagens e desvantagens.

· Matemática
Gráficos, tabelas e porcentagens dos dados coletados sobre o tema em si e os sub-temas pesquisados e estudados (ex.: Tempo de decomposição dos materiais, os tipos de materiais utilizados, quais são mais e menos utilizados, vantagens e desvantagens etc.)

· Português
Redações sobre o tema e os sub-temas com críticas conforme o nível de cada turma, com debates e reflexões de textos, leitura de símbolos.

· Artes
Confecção das latas de lixo, com cor e símbolo de cada uma conforme as pesquisas realizadas pelos alunos. Confecção de objetos com sucata (garrafa pet, caixa de leite, tampinhas, papelão etc). Cartazes de campanha com o incentivo à reciclagem, vídeos de Organizações de reciclagens sobre como reciclar, o que reciclar e como aproveitar o que se é reciclado e reciclagem de papel, para que os alunos possam viver essa experiência, sentir o que realmente é reciclar.

· Informática
Pesquisas em Internet sobre o que cada aluno acha importante para o estudo e debate sobre o tema. Pesquisas de cores e símbolos de reciclagem, materiais e organizações etc.


ESTRATÉGIAS

· Atividades dentro e fora de sala de aula. Dentro com os conteúdos teóricos a serem trabalhados. Fora de sala com as práticas, reconhecimento do ambiente e busca de materiais.

· E, para fugir da rotina, uma pequena gincana realizada entre as turmas. Com coletas de lixos para a reciclagem e apresentações de como poderemos levar este Projeto em forma de campanha para outras turmas, para fora da escola, enfim, para a sociedade em volta.

· Juntar o material reciclado e vender, o que for arrecadado doar para uma instituição de caridade, ou comprar alguma coisa que a escola necessite, como aparelho de som, televisão, vídeo etc.


RECURSOS

· Caixas e sucatas;
· Cartolinas, pilotos e tintas;
· Vídeo e televisão (sala ou auditório para a exibição do vídeo);
· Livros didáticos e paradidáticos com assuntos transversais ao tema;
· Papel e água;
· Bacias: rasa e funda;
· Balde;
· Moldura de madeira com tela de nylon ou peneira reta;
· Moldura de madeira vazada (sem tela);
· Liquidificador;
· Jornal ou feltro;
· Pano(ex.: morim);
· Esponjas ou trapos;
· Varal e pregadores;
· Prensa ou duas tábuas de madeira;
· Peneira côncava;
· Mesa




AVALIAÇÃO

· Uma avaliação diagnóstica estará sendo feita ao decorrer do Projeto para que possamos acompanhar os resultados a cada etapa e assim, se necessário, fazermos os ajustes conforme os resultados. Com essa avaliação não fugiremos do objetivo do Projeto.
· A avaliação final será feita com a reciclagem do papel e um pequeno relatório sobre. E também de uma forma mais dinâmica com a Gincana que será realizada entre as turmas, avaliando conhecimentos, desempenho, interação de grupos e a boa-vontade de cada um em fazer sua parte.

Nenhum comentário: